HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Padre Ángel no Encontro com a Juventude
Jovens, salesianos e educadores acolhem o Reitor-mor durante sua visita à ISJB

Fonte: Preseças Salesianas de Belo Horizonte e Brasília

Entre os dias 06 e 12 de agosto, a Inspetoria São João Bosco recebeu a visita do Reitor-mor dos Salesianos de Dom Bosco, padre Ángel Artime. Nesse período, ele participou de diversas atividades, entre elas o Congresso Salesiano Internacional de Educação e o Encontro com a Juventude Salesiana. 

Padre Ángel chegou no dia 06 de agosto a Belo Horizonte. Ele foi recebido no aeroporto da cidade por educandos e educadores das unidades da ISJB de Belo Horizonte – MG e Pará de Minas - MG. Também participam da recepção o inspetor, padre Orestes Fistarol, o ex-inspetor e bispo de Santos, dom Tarcísio Scaramussa, e o delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana, padre José Ricardo Mole. 

Na parte da tarde, o Reitor-mor se reuniu, no Centro Inspetorial, com os noviços e pré-noviços que realizam essas etapas formativas na ISJB. Foi um momento de conversa e reflexão.  O encontro contou também com a presença do inspetor padre Orestes Fistarol, do conselheiro para a América Cone Sul, padre Natale Vitali e do secretário do Reitor-mor, padre Horacio Lopez. 

No dia 07, padre Ángel participou do Congresso Salesiano Internacional de Educação, evento que reuniu educadores e gestores para discussões sobre Educação, Gestão, Empreendedorismo e Inovação. Ele presidiu a Celebração Eucarística que abriu as atividades do dia e foi concelebrada por diversos sacerdotes da Inspetoria São João Bosco. Em sua homilia, destacou a importância de se buscar a felicidade autêntica e profunda e do desejo que todo educador salesiano deve ter de fazer a diferença na história dos jovens.  “Se ao menos um jovem passou por uma mudança de vida, construímos uma história de salvação”, disse.

Após a missa, padre Ángel concedeu entrevista a uma equipe de reportagem da TV Canção Nova, um dos grupos componentes da Família Salesiana no Brasil. Ele falou sobre sua visita à ISJB e sobre sua participação no Congresso. Assista à reportagem da TV Canção Nova.

Em seguida, o Reitor-mor ministrou a palestra magna “A arte de escutar e acompanhar na ação educativo-pastoral salesiana”, instigando os educadores presentes a refletir sobre o tema. “Tantos jovens precisam de nós, mas às vezes não sabem como ou não têm coragem de dizer: ‘eu preciso de ajuda’. Por isso, salesianos e educadores devem estar sempre de olhos e ouvidos atentos, assim como faziam Dom Bosco e Madre Mazzarello”, disse.

Nesse processo de escuta e acompanhamento, padre Ángel afirmou ser fundamental construir um relacionamento de amizade com os jovens. “Nós temos que ser amigos dos jovens. Às vezes, eles precisam de uma palavra que tenha sabor da palavra de um pai ou de uma mãe. Em muitas ocasiões da minha vida salesiana, pude ver jovens que precisavam da minha ajuda com pai. Esta é a arte de escutar e acompanhar”, explicou.

Ao final do Congresso, padre Ángel foi homenageado pelos alunos e educadores do Colégio Salesiano de Belo Horizonte, que sediou o Congresso, recebendo uma placa comemorativa.

Na parte da tarde, ele visitou a Casa Dom Bosco, abrigo que realiza o trabalho de acolhimento institucional e atende jovens do sexo masculino de 12 a 17 anos. Bem ao estilo salesiano, padre Ángel conversou e brincou com os jovens garotos, ouviu um pouco de suas histórias, falou palavras de animação e lanchou com os garotos. Estavam presentes também, educadores, familiares dos jovens e voluntários da Casa.

À noite, o Reitor retornou ao Congresso onde participou de uma Noite Cultural, que contou com apresentações de música, dança e teatro, realizadas pelos adolescentes e jovens das unidades salesianas das cidades de Belo Horizonte e Pará de Minas.

No dia 08, o último dia em Belo Horizonte começou, com uma participação no Bom Dia dos colaboradores do Centro Inspetorial. Na conversa, ele disse palavras de animação e incentivo aos presentes, enaltecendo a importância que cada um tem no cumprimento da missão salesiana.

No fim da manhã, padre Ángel presidiu uma Celebração Eucarística para mais de 50 padres e irmãos salesianos da ISJB. Em seguida, todos participaram para um almoço festivo e de confraternização. À tarde, juntamente com seu secretário, padre Horacio López, e com o conselheiro para a América Cone Sul, padre Natale Vitali, ele se reuniu com Conselho Inspetorial para discutir assuntos pastorais e administrativos da ISJB, encerrando suas atividades oficiais na cidade.

No dia 09, foi a vez de Brasília acolher o X Sucessor de Dom Bosco. Educandos, educadores, salesianos e comunidade receberam, ainda no saguão do Aeroporto Internacional de Brasília, padre Ángel com uma bela apresentação musical e de dança.

No período da tarde, na sede da Rede Salesiana Brasil, ele prestigiou o lançamento do livro da EDEBÊ que conta a história de Dom Bosco, a edição foi a primeira traduzida do italiano para a língua portuguesa. Durante o evento, o Reitor-Mor recebeu uma cópia do primeiro volume produzido pela editora salesiana.

À noite na Região Administrativa do Núcleo Bandeirante – DF, o Reitor-Mor, presidiu uma Celebração Eucarística. O momento foi muito especial para a comunidade, após a missa foi inaugurada uma estátua em tamanho real e em bronze do padre Roque, figura histórica da cidade. Em seguida, padre Ángel visitou, também no Núcleo Bandeirante, a Escola Salesiana São Domingos Sávio. No local, o Reitor-mor pode ter um contato maior com a comunidade que lhe ofereceu um jantar em agradecimento à visita.

No dia 10, pela manhã, padre Ángel se encontrou com outro grupo de salesiano da ISJB. Estavam presentes mais de 40 religiosos. Em seguida, ele iniciou sua participação no Encontro com a Juventude Salesiana, que reuniu cerca de 700 jovens de Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal.

Todo o final de semana foi marcado por muita animação e conversas. Os jovens participaram de cursos de formação religiosa, catequese com o Reitor-Mor, Noite Cultural, Nigth Fever, Lectio Divina, Adoração ao Santíssimo, Louvor, Confissões, missas, palestras e oficinas temáticas. Além de atividades esportivas, dança, música, teatro e artes plásticas.

O encontro objetivou reforçar a fé dos jovens fiéis e inspirá-los a cumprir o compromisso de difusão da religião, de acordo com o inspetor da ISJB, padre Orestes Carlinho Fistarol: “Na pedagogia de Dom Bosco, o jovem é também protagonista. Ele deve assumir sua missão de evangelizador e educador de pessoas que têm a mesma idade. Faremos tudo à moda salesiana, com muita música e dança”.

No dia 12, dia do encerramento da visita à ISJB, nem o sol quente nem umidade baixa foram capazes de afetar a fé dos jovens na comunidade salesiana. Mais de mil pessoas, com camisetas comemorativas, incluindo o Reitor-Mor, religiosos da Inspetoria São João Bosco, educadores das unidades salesianas de sete estados e comunidade saíram à Catedral de Brasília para homenagear o padroeiro de Brasília.
Para finalizar essa semana tão especial para a Congregação Salesiana, foi realizada uma missa solene no Santuário Dom Bosco, com a presença de salesianos e salesianas, bispos e autoridades da Igreja. A celebração foi presidida pelo Reitor-Mor. “O jovem é reflexo daquilo que o mundo adulto lhe passa. Ele quer um mundo melhor, melhorar de vida. Se fazemos uma boa proposta, ele é bem receptivo”, enfatizou padre Ángel, deixando uma mensagem de animação a todos àqueles que dedicam sua vida à missão salesiana.

Entre os dias 06 e 12 de agosto, a Inspetoria São João Bosco recebeu a visita do Reitor-mor dos Salesianos de Dom Bosco, padre Ángel Artime. Nesse período, ele participou de diversas atividades, entre elas o Congresso Salesiano Internacional de Educação e o Encontro com a Juventude Salesiana.