HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Diretores dos Pós-Noviciados e os coordenadores dos centros salesianos de estudos filosóficos das Regiões Interamérica e América Cone Sul
Mensagem aos Pós-Noviciados da América

Colômbia, 5 a 8 de fevereiro de 2019

 

Estimados irmãos

Convocados pelo Dicastério para Formação, os Diretores dos Pós-Noviciados e os coordenadores dos centros salesianos de estudos filosóficos das Regiões Interamérica e América Cone Sul, nos reunimos em Copacabana/Colômbia, para realizar o Seminário americano sobre a fase de formação do Pós-Noviciado.

Neste encontro tivemos a oportunidade de refletir sobre a realidade que se vive nos 9 centros de formação de pós-noviços do continente americano (Orange, Ciudad de Guatemala, Port-au- Prince, Medellín, Los Teques, Quito, Córdoba, Lorena e Campo Grande). Depois, nos detivemos sobre a formação que necessitamos nas circunstâncias atuais, dando particular ênfase ao crescimento da identidade religiosa salesiana para propor, finalmente, algumas sugestões para melhorar os projetos de formação.

A metodologia deste seminário nos fez compartilhar experiências, confrontá-las com diversos documentos e analisar/refletir de modo
teórico-prático sobre a formação na Congregação e, especificamente, sobre a fase do Pós-Noviciado; queremos lhes assegurar que cada um de vocês - seus rostos concretos e sua caminhada vocacional - esteve presente em nossas mentes e corações, pois queremos - como irmãos seus que somos - lhes acompanhar e lhes ajudar no seu amadurecimento da vida religiosa salesiana e a formar os Salesianos que os jovens e a missão de hoje necessitam.

Do coração de Dom Bosco e de São Francisco de Sales constatamos que os estudos são importantes e insubstituíveis, mas também a beleza do viver e do trabalhar juntos é, para nós, caminho seguro de santidade.

Exortamos as equipes de formadores a receber com fé a missão que lhes é dada, capacitar-se para servir melhor na missão confiada, estar presente como irmãos entre irmãos, ganhar a confiança dos pós-noviços colocando em prática o Sistema Preventivo que cria amizade e abre o coração.

Convidamos os pós-noviços a se configurarem cada vez mais com Cristo, Bom Pastor, amadurecer em sua vida religiosa salesiana, alimentar-se da Eucaristia e da liturgia da Igreja, deixar-se acompanhar por um “amigo da alma” - como dizia Dom Bosco - que faça de vocês  sinais e portadores do amor de Deus aos jovens.

Para que a alegria de Cristo esteja sempre em vocês, os recomendamos à proteção e guia da Mestra dada a Dom Bosco e a todos os seus filhos, Maria Auxiliadora dos cristãos.

Atenciosamente,

Os participantes do Encontro.