HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

À frente, o bispo Dom Eduardo Pinheiro e sentados, os salesianos.
Inspetoria São João Bosco ganha dois novos diáconos

 

Os salesianos Warley e Géster contam sobre suas trajetórias e expectativas para o diaconato

Produzido por Vinícius Melo e editado por Isabella Cristina, 21/02 às 14:15

 

O dia 16 de fevereiro ficará marcado na vida de Warley Alves e Géster de Souza Cabral, ambos salesianos da ISJB. Os jovens, ao lado de outros cinco salesianos, foram ordenados diáconos em uma missa presidida pelo bispo diocesano de Jaboticabal-SP, Dom Eduardo Pinheiro. A celebração teve traços emocionantes e contou com a presença de familiares e amigos, pessoas importantes na caminhada de cada um deles.

A trajetória de Warley começa em Nova Porteirinha-MG. Filho de pais católicos, o salesiano cresceu na comunidade da Paróquia Nossa Senhora das Graças participando de obras sociais e projetos da igreja, sendo sempre apoiado por seus pais. A convivência na paróquia aflorou no jovem a vontade de seguir a Jesus Cristo e, durante sua caminhada, ele acabou conhecendo os ensinamentos de Dom Bosco. No dia da ordenação, Warley demonstrou estar realizado com o resultado de sua jornada. “Este não é apenas o dia de uma missa de ordenação, mas o coroamento de sucessivas escolhas, sucessivos “sins” e “nãos” construídos ao longo de anos. Então a ordenação não é algo que aconteceu este sábado, somente neste sábado, pois ela já aconteceu no momento em que eu decidi fazer essa escolha, dar o meu sim a juventude, dar o meu sim ao serviço do reino de Deus”. O salesiano ainda revelou quais são seus planos para seu próximo desafio, o diaconato. “Meu objetivo é identificar-me cada vez mais ao sacerdócio de Jesus Cristo, aquele que se fez servo de todos e colocou-se a serviço de todos [...]. Meu objetivo é me colocar a serviço de todos, servir a igreja, principalmente do jeito de Dom Bosco”.

Por outro lado, Géster de Souza Cabral, natural de Itumbiara-GO, começou sua caminhada como coroinha na Paróquia São Pedro e São Paulo, em sua cidade natal. Incentivado por seus pais, o salesiano sempre participou de diversas pastorais da igreja e, através delas, descobriu sua vocação para a vida religiosa. Durante sua adolescência, o agora diácono iniciou um acompanhamento espiritual com o pároco Pe. Joaquim Cavalcante e, durante o processo, descobriu que gostaria de viver sua vida de forma comunitária. Foi por meio do pároco que Géster conheceu os Salesianos.  “Eu fiz contato com outras congregações e, simultaneamente, fiz os encontros com a Congregação Salesiana e o coração bateu mais forte por ela. É uma congregação que trabalha com jovens, que trabalha com educação e esses dois pontos foram os mais fortes para a minha decisão”. O salesiano, que está na congregação há dez anos, contou que participou de encontros vocacionais com irmãos salesianos durante um ano e, após um primeiro encontro em Brasília-DF e um segundo em Belo Horizonte-MG, decidiu entrar para a congregação. Durante a ordenação diaconal, Géster mostrou muita felicidade e entusiasmo com o objetivo alcançado. “Meu sentimento em relação a este momento é de profunda alegria, e ao mesmo tempo de consciência da responsabilidade que eu estou assumindo perante a congregação e perante a Igreja, de ser porta-voz do evangelho por meio das minhas palavras, por meio dos ensinamentos, da palavra de Deus e principalmente pelo próprio exemplo de vida, pessoal e comunitário”. Ele completou dizendo que o objetivo do diácono é servir ao povo de Deus e, para isso, utilizou uma frase de Dom Bosco “O senhor colocou-nos no mundo para os outros”.

Ambos os jovens agora passarão um ano como diáconos. Warley ficará na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, no Guarujá-SP, enquanto Géster passará seu diaconato na Paróquia São João Bosco, em Americana-SP. Após o período, os dois estarão habilitados para serem ordenados padres.

 

Veja as fotos da ordenação. CLIQUE AQUI!