HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Cartaz do Dia Missionário Salesiano 2018
Dia Missionário Salesiano 2018: "Sussurrando o evangelho na Ásia"

Fonte: InfoANS

Foi apresentado por ocasião da solenidade da Epifania o tema do dia Missionário Salesiano 2018 (DMS): "Sussurrando o evangelho na Ásia". A atenção para este ano cabe, portanto, ao primeiro anúncio do Evangelho no Continente Asiático, especialmente por meio das escolas de formação profissional.

A Congregação convida a celebrar o Dia Missionário Salesiano em torno de 11 de novembro, dia da partida da primeira expedição missionária, mas as inspetorias podem também escolher outras datas, de acordo com a conveniência.

No âmbito da apresentação foi lançado o cartaz da DMS, que coloca no centro a nova Cruz Missionária Salesiana: Ela recorda que os salesianos de Dom Bosco e a família salesiana são chamados a ser missionários dos jovens e que os seus corações são moldados segundo O bom pastor, fonte da alegria, da fé, da esperança e do amor.

A luz radiante dourada que desce e continua como um fluxo de água no fundo representa a presença do Espírito Santo, que dirige e ilumina constantemente cada missionário em sua vida de serviço. Esse fluxo dócil indica a metodologia do primeiro anúncio, composta de paciência serena, discreta e respeitadora, porque comunica a boa nova.

A montagem dos jovens dos centros de formação profissional é o campo de trabalho nos países asiáticos, em sociedades por vezes marcadas pelo contraste entre a riqueza e a pobreza. Na Ásia encontram-se jovens de diferentes pertença culturais, religiosas e econômicas, e os salesianos com paciência, gentileza e doçura são chamados a acompanhá-los na formação para o trabalho, porque crescem como cidadãos honestos e bons cristãos - ou filhos de uma fé diferente - que contribuem para a sociedade experimentando a verdadeira alegria, nesta vida e no futuro.

O caminho visual do cartaz termina com uma foto de Dom Bosco sentado ao lado de um globo, chamada para os sonhos missionários do fundador: Ele convida seus filhos espirituais para ir ao redor do mundo, trazendo a boa nova aos jovens. Através da presença fraterna e da oferta educacional-Pastoral eles propõem ambientes familiares e uma inserção decente na sociedade, e comunicam, como "palavras ao ouvido", sussurros de alegria, fé, esperança e amor: o sussurro do Evangelho.

O Cartaz e as orações da DMS e, mais adiante, o livro de animação missionária, estarão disponíveiS, em várias línguas, no site sdb.org.