HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Membros da comissão reunidos - Foto: ISJB
Comissão para as Escolas, Educação Superior e Ação Social se reúne em busca de uma atuação mais alinhada

 

Membros dão continuidade ao novo formato da comissão implantado em 2019, em que Ação Social e Educação são discutidas de forma conjunta

Por Vinícius Melo e editado por Isabella Almeida, 17/06 às 16:00

 

Para debater aspectos da Educação e da Ação Social Salesiana, se reuniram na tarde do dia 13 de junho, no Centro Inspetorial, em Belo Horizonte/MG, o delegado das Escolas e Ensino Superior, padre Ricardo Sávio, a delegada da Ação Social, Fabiana Rios, a diretora estratégica da ISJB, Karina Bolzam, a gestora do Polo Belo Horizonte da Rede Salesiana Brasil de Escolas, Rita Janileck e representantes dos Cesams, dos Centros Juvenis e das equipes de Pedagogia e de Filantropia da ISJB.

A Comissão para as Escolas, Educação Superior e Ação Social se reúne duas vezes por semestre e tem, neste ano, uma novidade. De acordo com o padre Ricardo, “anteriormente eram duas comissões separadas, nós tínhamos a Comissão de Escolas e a Comissão de Ação Social. A partir deste ano, houve a junção das comissões, formando uma só, porque ambas trabalham a educação como um todo, tanto no social como na educação formal”. A união das comissões, ainda de acordo com o salesiano, visa uma maior interação entre as áreas e a facilitação de diagnósticos e propostas de melhorias.

Para Karina Bolzam, essa interação é fundamental para o processo de construção do aluno salesiano. “Se a gente não conecta o que se faz na educação básica com o que se faz no ensino superior, a gente acaba empobrecendo o caminho salesiano. Embora hoje tenhamos uma universidade só no Espírito Santo, ela não deixa de ser uma representação do alinhamento realizado desde a educação infantil. Quando a gente cria um diálogo entre o ensino superior e a educação básica nós enriquecemos o processo, porque um segmento começa a entender um pouco mais a continuidade do outro”.

Na visão de Fabiana Rios, trabalhar Educação e Ação social em conjunto reforça e aumenta os resultados de ambas. Segundo ela, a comissão proporcionou debates importantes. “Um ponto relevante que foi discutido é a necessidade de revitalizar e aprimorar os projetos sociais a luz das metodologias ativas, fazendo com que os beneficiários sejam capazes de empreender e apontar soluções para situações complexas, contribuindo para a transformação da sociedade”.  

 

Veja mais notícias sobre a ISJB em: Inspetoria São João Bosco marca presença em encontro internacional da Don Bosco Mondo

Medalhista olímpico do judô, Flávio Canto, é acolhido por inspetor da ISJB em encontro com o Conselho Inspetorial