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Educandos do Cesam - Foto: Cesam/ES
Colaborador salesiano escreve artigo sobre aprendizagem social do Cesam

 

Utilizando como case a unidade do Espírito Santo, Jeferson Almeida de Souza abordou a contribuição da instituição salesiana na construção social dos educandos

Por Vinícius Melo e editado por Isabela Almeida, 24/06 às 16:00

 

Com base no trabalho realizado no Cesam/ES, no dia 15 de junho, Jeferson Almeida de Souza, supervisor de núcleos da instituição capixaba, apresentou seu artigo de conclusão de curso em Pedagogia, no Claretiano Centro Universitário, em Vitória/ES. O trabalho nomeado “A educação social do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador e sua contribuição para o protagonismo do adolescente aprendiz” analisou como a instituição salesiana influi na construção social de seus educandos.

Conforme Jeferson aponta no artigo, a escolha do tema se deu por ele ser colaborador salesiano há quase 10 anos e perceber o impacto social do Cesam em sua área de atuação. Durante a elaboração do trabalho, Jeferson utilizou documentos da instituição, como o Caderno de Identidade Educativo Pastoral, o Relatório de Atividades e o Planejamento Anual, além d documentos da Inspetoria São João Bosco (mantenedora da unidade), relativos à constituição da obra social.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069.13 de julho de 1990), e a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000) também foram abordadas no decorrer do artigo, que possui um tópico específico para o profissional que promove a aprendizagem. Tratado como “todo aquele envolvido no processo educativo que, independentemente de sua função, está comprometido com a ação educativa”, o educador é visto como “o funcionário que, além de exercer com competência suas funções profissionais específicas, compactua (compromete-se) com a filosofia, missão, crenças e valores da instituição”. Para Jeferson, o papel desse profissional ganha ainda mais importância, pois "o educador social precisa ter um arcabouço teórico e uma prática que possam ajudar o adolescente em vulnerabilidade social a superar os entraves impostos à sua condição, para que ele assuma o curso de sua história e concretize seu projeto de vida”.

Aliado ao trabalho realizado no Cesam, Jeferson aponta para a necessidade do apoio familiar ao educando. Segundo ele, “a comunidade onde está inserido, a Rede Socioassistencial e a família, principalmente, têm um papel irrenunciável na formação do adolescente aprendiz”. Esse suporte, de acordo com ele, vem sendo incentivado pelo Cesam, por meio de encontros com as famílias dos adolescentes. Questionado, também, sobre o papel das empresas, Jeferson afirmou, “quando há uma sinergia entre o Cesam e a empresa parceira, o maior beneficiado é o aprendiz, que tem condições de ser acompanhado pela entidade formadora e pela empresa para que possa ter uma experiência significativa na aprendizagem e abrir as portas para um futuro profissional promissor”.

Finalizando o artigo, Jeferson aponta para um problema visto desde os tempos de Dom Bosco. De acordo com ele, “os avanços científicos, tecnológicos, sociais, culturais e políticos não deram conta de erradicar os problemas da exclusão e marginalização presentes na sociedade. Os meninos marginalizados que Dom Bosco encontrou perambulando por Turim, continuam sendo encontrados nas periferias das cidades hoje”. Uma das soluções, na visão do profissional, é o que o Cesam vem promovendo ao transformar a vida de muitos jovens. Para ele, o trabalho realizado na instituição “tem eficácia na vida dos adolescentes aprendizes porque está fundamentado no projeto educativo e pastoral de Dom Bosco: tem a preventividade como pressuposto; valores humanos e espirituais como princípios; a razão como sustentáculo e o amor pela juventude como causa de sua existência”.

Jeferson Almeida de Souza

Jeferson Almeida de Souza, de 39 anos, é nascido em Felizburgo/MG. Graduado em Filosofia (2006), pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte/MG, e em Pedagogia (2019), pelo Claretiano Centro Universitário, em Vitória/ES. Jeferson trabalha desde 2010 no Cesam/ES, onde iniciou como instrutor, passou por assistente educacional e, atualmente, exerce a função de supervisor de núcleos.

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