HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Pe. Geraldo da Silva durante evento. Foto: Bruno Lyra.
Imersão na história de vida de Dom Bosco

 

Equipe do Centro Inspetorial participa de formação sobre a pedagogia do educador salesiano

Por Bruno Lyra e editado por Vinícius Melo, 08/07 às 10:15

 

Na última sexta feira, 5 de julho, o Pe. Geraldo Adair da Silva esteve no Centro Inspetorial para conduzir uma imersão na vida de Dom Bosco e na obra salesiana. Baseado no segundo tema do Plano de Formação Pastoral, Pedagogia de Dom Bosco, o padre explorou, com particularidades, a construção do projeto preventivo do educador salesiano, passando por importantes fatos históricos até chegar aos dias atuais. Entre ricas conexões, os participantes tiveram a oportunidade de pensar sobre o papel de Dom Bosco na formação da juventude e conhecer algumas curiosidades sobre a vida do santo, suscitadas para narrar fatos reveladores de seus feitos.

Durante o encontro, Pe. Geraldo buscou levar os educadores do Centro Inspetorial a refletir sobre os elementos da espiritualidade do sistema preventivo, da necessidade de educar evangelizando e evangelizar educando para promover a ética, aliada a formação técnica para estar em meio aos jovens com espírito de família a fim de educar com o coração para educar com a razão, religião e amorevolezza, tripé do sistema preventivo. “A expectativa é que os educadores tenham os seus corações mais aquecidos, sejam tocados pelo carisma de Dom Bosco e que eles possam compreender mais a sua contribuição para a realização da missão salesiana”, contou Pe Geraldo, sobre a proposta da formação.

Na visão de Paulo Rogedo, gestor pedagógico da ISJB, a formação foi enriquecedora. “Entender sobre a pedagogia de Dom Bosco, sua história de vida e o sistema preventivo é muito importante para o nosso dia-a-dia. Não há possibilidade de desenvolver propostas pedagógicas no salesianos sem o carisma da congregação, sem Dom Bosco”.

Veja mais notícias sobre a ISJB: Segunda geração da JMS do Colégio Salesiano de Belo Horizonte é oficializada em cerimônia realizada na capela da escola

Primeiro grupo da Adolescência Missionária Salesiana da ISJB é oficialmente reconhecido