HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Novos membros da AMS reunidos. Foto: ISJB
Pelas mãos de Pe. Orestes Fistarol, jovens são reconhecidos como membros da AMS

 

Cerimônia realizada em Pará de Minas-MG oficializou a entrada de dezoito jovens a AMS

Por Pe. José Paulino de Godoy. Editado por Vinícius Melo, 23/08 às 14:32

 

No dia 22 de agosto, por volta das 14hrs, Pe. Orestes Carlinhos Fistarol, Inspetor da Inspetoria São João Bosco, reconheceu os jovens Christopher Taylor Morais de Jesus, Diogo Henrique Silva Diniz, Evelin Vitoria Tavares Conceição, Giovana Vitoria da Silva Santos, Jenifer Heloisa Diniz Gomes, Kervelly da Silva, Keylla Queiroz da Silva, Laila Stefane Rocha Pinheiro, Lorrany Nayara Soares Santana, Ludmila Vitoria Medeiros Carvalho, Luiza Silva Resende, Marcos Vinicius de Melo Bruni, Marcos Vinicius de Sousa Naves, Mary Stefane Rocha Silva, Mateus Henrique de Almeida, Pedro Antonio Nunes Martins, Priscilla Pilar Gomes, Raissa Gonçalves dos Santos como membros da Adolescência Missionária Salesiana (AMS).

O grupo tem como catequista-assessor o educador Fábio Ribeiro dos Santos, e foi acompanhado por Ana Paula Auxiliadora dos Santos, gerente Socioeducativo Pastoral do Centro Juvenil São Domingos Sávio, de Pará de Minas-MG.

A oficialização dos novos integrantes da AMS aconteceu na capela do Instituto Cel. Benjamim Ferreira Guimarães, em Pará de Minas-MG, durante a missa de Nossa Senhora Rainha, concelebrada pelos Pe. José Paulino de Godoy Júnior, Delegado para Animação Missionária e Voluntariado, Pe. José Ricardo Mole, Delegado da Pastoral Juvenil e Pe. Sedney Manja, diretor salesiano da comunidade.

O que é AMS?

AMS significa Adolescência Missionária Salesiana e constitui-se em grupos formados por adolescentes católicos que, assim como Domingos Sávio e Laura Vicuña, queiram viver a santidade na alegria, como missionários do Reino de Deus. 

Quem pode participar da AMS?

Adolescentes de 12 a 15 anos, batizados e que já tenham iniciado a vida eucarística, ou que estejam se preparando para a primeira comunhão, empenhados a seguir Jesus Cristo, o Bom Pastor.

O que faz um adolescente da AMS?

Iluminado pelo exemplo de São Domingos Sávio, santo aluno de Dom Bosco, pela beata Laura Vicuña, aluna de Santa Maria Domingas Mazzarello, e guiado por Nossa Senhora Auxiliadora, o membro da AMS assume o compromisso de ser sinal do amor de Deus, anunciando a todos, com alegria, que Deus é bom e nos quer sempre bem.

Como se organizam os grupos da AMS?

Um grupo da AMS deve ser formado por no mínimo dez e no máximo trinta adolescentes. O grupo deve também ter um catequista adulto e um diretor espiritual, necessariamente membro da Família Salesiana. Ao longo da caminhada, o grupo irá escolher um dos adolescentes para prestar o serviço de coordenador.

Existe algum material formativo para a AMS?

Existe sim! E nós o chamamos de Itinerário da Educação à Fé dos Adolescentes. Ele é dividido em seis etapas, que demonstram o itinerário missionário percorrido por Jesus aqui na terra: 1ª etapa: Belém – A vida, um presente de Deus para nós; 2ª etapa: Nazaré – Família, lugar de vida e do amor; 3ª etapa: Betânia – Casa dos Amigos; 4ª etapa: Samaria – Lugar de Encontro com o Diferente e com Deus; 5ª etapa: Jerusalém – Cidade da Paz; 6ª etapa: Galileia – Dimensão Missionária e Vocacional.

Qual é a meta desse itinerário da AMS?

Quando o adolescente da AMS conclui esse itinerário formativo ele poderá aprofundar sua vivência missionária na Juventude Missionária Salesiana (JMS), um grupo formado por jovens católicos, dedicados ao serviço da animação missionária no estilo de São João Bosco.

Mas o adolescente AMS só faz missão quando concluir esse itinerário?

Não! Desde o primeiro dia em que o adolescente é reconhecido como membro da AMS ele já começa a vivenciar a sua vocação missionária, tornando-se profeta da esperança e da alegria. As missões serão preferencialmente locais, afinal, o bem deve ser cultivado onde nós estamos!

Como posso ser um AMS?

Basta procurar um membro da Família Salesiana (padre, irmão, freira, etc.) na sua cidade ou entrar em contato conosco através do e-mail: diam@salesiano.br.

 

Veja mais notícias sobre a ISJB: Inspetoria São João Bosco participa do XVII ENARSE, X ENEL
A crise da família na crise de tudo