HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Foto: Organização do evento
Ritmo intenso de trabalho marca Encontro dos Salesianos da Comissão para a Formação da Região América Cone Sul

 

Representantes de diversas inspetorias da América do Sul estiveram por quatro dias em constante debate e formação

Por Pe. Orestes Fistarol. Editado por Vinícius Melo, 23/09 às 12:35
 
Entre os dias 16 e 19 de setembro, onze Salesianos, delegados para a Formação pelas Inspetorias da Argentina, do Brasil, do Chile, do Paraguai e do Uruguai, juntos de mais um Salesiano-Irmão (do Brasil), se encontraram para a reunião anual da Comissão Regional de Formação.

Acompanhados pelo Pe. Orestes Fistarol, Inspetor referente para a Formação pela CISBRASIL, o grupo se reuniu na Casa Mornese, em Manaus/AM.

Também estiveram presentes o Conselheiro Geral para a Formação da Congregação Salesiana, P. Ivo Coelho, e o referencial para a América Cone Sul no Setor Formação da Congregação Salesiana, Pe. Francisco dos Santos.

As atividades

Conduzidos pelo P. Gilson Marcos da Silva, coordenador da CRF, os participantes se dedicaram a uma pauta intensa de trabalhos, da qual se destacaram: as estatísticas da Formação Inicial na Região Cone Sul e sua interpretação, o Centro Salesiano de Formação Salesiana da América, apresentado pelo P. Luís Timossi, da equipe do CSFPA, a reflexão sobre documentos da Congregação: “O Diretor Salesiano: um ministério para a animação e o governo da comunidade local”, “Jovens Salesianos e Acompanhamento: orientações e normas”, “Carta sobre o Tirocínio (29/07/19) do Conselheiro Geral para a Formação”, a revisão do “Regulamento” da CRF, a “sintonia” entre casa de formação dos Pré-Noviciados e dos Noviciados, e os vários eventos promovidos pelo Setor Formação em âmbito inspetorial, regional e internacional.

As Comissões de Formação de cada uma das duas Conferências (CNF/CISBRASIL e EFOSUR/CISUR) também aproveitaram para alinhar os encaminhamentos sobre a Formação Inicial e Permanente nas suas Inspetorias.

 

Veja mais notícias sobre a ISJB em: Inspetoria São João Bosco marca presença em primeiro Encontro Mundial dos Delegados da Família Salesiana
Salesianos de São João del-Rei e de Barbacena, em Minas Gerais, se reúnem para Retiro Trimestral