HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Equipe de colaboradores e representantes das obras de Belo Horizonte
Inspetoria São João Bosco realiza encontro de formação pastoral sobre ética do cuidado

Com foco no pensamento de acolhimento e empatia no ambiente de trabalho, no dia 23 de outubro (quarta-feira) foi realizado o 6º encontro de formação para colaboradores de Belo Horizonte, conduzido pela psicóloga Patrícia Costa.

 

O evento foi realizado no auditório do Centro Inspetorial São João Bosco e envolveu a participação de educadores da inspetoria, do Cesam/MG, do Colégio Salesiano de Belo Horizonte e do Centro Juvenil Dom Bosco.

 

O objetivo deste evento foi discutir como a ética do cuidado e o amadurecimento individual são importantes para criar ambientes que favoreçam o desenvolvimento do colaborador em paralelo com sua satisfação pessoal, gerando mais produtividade e tornando as relações de trabalho mais saudáveis.

 

Para reforçar a abordagem do tema proposto, Patrícia utilizou exemplos marcantes em sua carreira e realizou uma dinâmica para estimular os educadores presentes a contribuir com seus pontos de vista sobre os assuntos discutidos.

 

O desenvolvimento da tecnologia e o novo pensamento institucional

 

O tema abordado direcionou o encontro para o contexto digital, que tem transformado os padrões de comportamento, trabalho e educação das gerações mais jovens e o impacto desse novo modelo para relações profissionais que estão acontecendo entre quatro diferentes gerações.

 

Laurito Miranda, Gestor Educacional, refletiu sobre o tema falando sobre o desenvolvimento das tecnologias, suas atribuições ao novo modelo de ensino e incertezas provocadas pelo novo contexto, o que chama as instituições a mudarem seus pensamentos.

 

Márcio Sigauld, Diretor Administrativo e Financeiro, trouxe seu ponto de vista sobre a importância da atualização dos modelos de gestão de instituições e pessoas para o desenvolvimento no mercado e Janis Fiorotti, Coordenador Pastoral, reforçou a importância de entender como as mídias sociais e os nativos da era digital se comportam perante o trabalho e a educação.