HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Pe. Gildásio toma posse em cerimônia realizada no Santuário Dom Bosco, em Brasília/DF
Pe. Gildásio Mendes dos Santos toma posse como novo Inspetor da ISJB

Neste dia 07 de fevereiro aconteceu a cerimônia de posse, no Santuário Dom Bosco em Brasília, do novo inspetor da Inspetoria São João Bosco, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, para o sexênio 2020-2026.

 

Em uma belíssima Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Natale Vitali, em que se lembrou o Pai e Mestre da juventude, São João Bosco, a Família Salesiana acolheu com espírito de fé o Pe. Gildásio Mendes dos Santos como o novo Inspetor. O pedido, para que Espírito Santo assista o Padre Inspetor em sua missão educadora e evangelizadora à frente da Inspetoria BBH, reverberou no coração de todos os presentes.

 

O Santuário Dom Bosco ficou lotado por educadores, jovens, em especial, familiares do novo inspetor, alunos dos nossos Colégios, aprendizes do CESAM, a comunidade paroquiana, colaboradores da ISJB, grupos da Juventude Missionária Salesiana (JMS), Adolescência Missionária Salesiana (AMS) e os grupos juvenis vinculados à Articulação da Juventude Salesiana (AJS).

 

Pe. Natale Vitali, presidindo a Celebração Eucarística, partilhou reflexões importantes sobre a missão salesiana e, a exemplo de Dom Bosco, a relevância de manter uma escuta atenta a juventude. Ele concluiu afirmando que “pela transformação que faz nas vidas de nossas crianças e jovens, o sistema preventivo de Dom Bosco chega a ser chamado de Pedagogia da Liberdade”.

 

Pe. Orestes Carlinhos Fistarol, inspetor do último sexênio, refletindo sobre o seu inspetorado, reconheceu que a providência divina, como assegurou Dom Bosco, nunca falhou: “recebemos muitos recursos. O senhor foi inspirando modalidades diferenciadas e alternativas para busca-los”. Pe. Orestes ainda agradeceu a todos que com ele assumiram funções de responsabilidade na Inspetoria e na UBEC. Em especial, agradeceu ao Pe. Ricardo Sávio do Sacramento, que também encerrou, na data de hoje, o serviço de vigário do Inspetor.

 

Estiveram presentes na cerimônia de posse os Inspetores Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti de Recife, Pe. Ernesto Justo Piccinini de São Paulo, Pe. Ricardo Carlos de Campo Grande, Pe. Gilson Marcos da Silva de Porto Alegre e Pe. Felipe Bauzière, conselheiro Inspetorial representando o Pe. Jefferson Luís dos Santos inspetor de Manaus e Ir Maria Américo Rolim inspetora das Inspetoria Madre Mazzarello de Belo Horizonte. Pe. Natale Vitali Forti, Regional para a América Cone Sul, representou o Reitor-mor. Também esteve presente na celebração Dom Eduardo Pinheiro SDB, Bispo de Jaboticabal.

 

Pe. Gildásio Mendes dos Santos, já empossado como Inspetor da ISJB para o próximo sexênio, afirmou em seu discurso: “quero ser o Inspetor do coração, da Pedagogia do Coração, porque o coração é fonte de amor, sabedoria, compreensão, compaixão”.

 

A celebração ainda foi marcada por uma homenagem especial ao Pe. Orestes e ao Pe. Gildásio, que sobre o manto protetor da Virgem Santíssima, receberam um terço das mãos de uma jovem como forma de agradecer por suas vidas e pela missão assumida na congregação. A cerimonia emocionou a todos os presentes. Para o padre inspetor da Inspetoria São João Bosco, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, “foi a presença dos jovens que tornou esse momento memorável e muito especial”.

 

Confira a galeria de fotos da cerimônia de posse, clicando aqui.

Assista ao vídeo com alguns dos momentos que marcaram a celebração, clicando aqui. 

Para conhecer mais sobre a trajetória do novo inspetor da ISJB, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, até a sua posse como 13º Inspetor da Inspetoria São João Bosco, clique aqui.