HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Convite para participação dos jovens no projeto "Peregrinando com Dom Bosco"
Para animar os jovens durante a pandemia, a AJS e a PJS realizam o projeto “Peregrinando com Dom Bosco”

Diante da pandemia do Covid-19 que se alastrou no país e nos fez entrar de quarentena, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Inspetoria São João Bosco (ISJB) juntamente com a Delegacia para a Pastoral Juvenil Salesiana da ISJB lançaram no dia 19 de março o projeto “Peregrinando com Dom Bosco”. Esse projeto é uma proposta de itinerário pastoral virtual voltado para os jovens, sobretudo, aqueles que participam dos grupos juvenis salesianos.

 

O itinerário é uma alternativa juvenil, espiritual e Salesiana diante de tantas outras atividades que os meios virtuais estão propondo. Tem como objetivo oportunizar novos modos de vivenciar a Fé e a Espiritualidade Juvenil Salesiana, proporcionar um lugar virtual de encontro com aqueles que amam e comungam da mesma experiência juvenil, missionária e salesiana e fazer com que os jovens se sintam amados e acompanhados diante desta crise. A iniciativa do projeto nasceu do anseio dos jovens ao perceberem que o distanciamento social afetaria diretamente sua vivência de Igreja, de grupo e da Espiritualidade Juvenil Salesiana. A partir disso, um grupo foi criado no WhatsApp com a coordenação dos Conselhos Locais da AJS, os coordenadores dos grupos missionários Juventude Missionária Salesiana (JMS), Salesianos da formação inicial e Pe. Romeu, SDB. Em menos de dois dias, com intensas conversas e reuniões, por WhatsApp e plataformas de videoconferência nasceu o projeto.

 

O projeto consiste em elaboração de atividades, individuais ou em grupo (de maneira virtual), a cada dia. Essas atividades estão organizadas por dimensões: Futurando (vocacional), Espiritualidade, Formação, Auxilium (Dimensão Mariana), Entretenimento e Momentos de Partilhas. Além disso, diariamente, os jovens iniciam sua rotina com uma mensagem inspiradora, o “Bom Dia Salesiano” e antes de dormirem, assistem a mensagem esperançosa e confortadora, o “Boa Noite Salesiano”. Vale ressaltar que o projeto possibilita o protagonismo juvenil, isto é, toda a condução e dinâmica do projeto, a elaboração dos vídeos, das artes gráficas e a organização das atividades diárias são feitas pelos jovens, com a assessoria dos Salesianos.

 

As principais plataformas utilizadas para a divulgação do projeto é o Instagram, por meio do perfil inspetorial da AJS (@ajs.isjb), os perfis locais das AJS’s e JMS’s, e o WhatsApp. O projeto utilizou como estratégia a ideia dos jogos e seus diferentes níveis (level). Nesse sentido, é um itinerário com várias etapas, incluindo etapas bônus e especiais. Aa primeira etapa foi iniciada no dia 22 de março.

 

 

  

 

Foi utilizada a simbologia das janelas (imagem acima) que hoje é uma marca da unidade e sintonia das pessoas em quarentena. A cada dia uma janela é aberta e a atividade é revelada. Essa etapa será concluída no dia 31 de março. No dia 01 de abril será iniciada a etapa bônus, já tendo em vista a preparação imediata para a Semana Santa. No dia 05 de abril, Domingo de Ramos, será iniciada a etapa especial: Semana Santa. Em seguida, se dará continuidade com as outras etapas.

 

A adesão e a participação dos jovens nessa peregrinação virtual está sendo muito expressiva. As avaliações e os feedbacks estão sendo muito positivos. Isso é sinal de que o Carisma Salesiano é amplo, atual e, mesmo diante desta crise e do isolamento social que fomos forçados a viver neste período, não se limita a estrutura, é livre e criativo.