HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

.
Boas práticas Salesianas

A criatividade sempre esteve presente nos ambientes salesianos; e com o isolamento social as escolas da ISJB não tem deixado por menos, já que educadores, educandos, juntamente com suas famílias, têm nos surpreendido com diversas iniciativas.


Em Vitória/ES, alunos do 9º ano do Colégio Salesiano Jardim Camburi aprenderam conceitos matemáticos com origamis (foto). O origami é uma arte secular japonesa e tem se mostrado uma grande ferramenta de aprendizado. Com a ajuda das técnicas e das formas criadas por meio das dobraduras, os alunos vêm aprendendo sobre os conceitos matemáticos. 


Com um pedaço de papel quadrado, tutoriais e a orientação da professora Damiany Garcia Ramos, os alunos elaboram os mais variados origamis e aprendem sobre divisão, frações, razão e proporção, fixam conhecimentos geométricos de simetria, congruência e bissetriz, além de organizar o pensamento matemático com a prática e exercitar a memorização. 


A atividade faz parte do Projeto Dobraduras e Origamis e é realizado mensalmente, desde o início do ano letivo, com a proposta de construção de um objeto diferente. “O incentivo dessa produção em sala de aula é que através das formas, os alunos desenvolvem o pensamento geométrico, construindo desde as ideias iniciais até a sua conclusão, fazendo o uso da intuição, organização e visualização espacial. No isolamento social, essa ferramenta ainda virou uma forma de terapia para os alunos. Eles adoram esse momento!”, contou Damiany.


   

 

Já em Niterói/RJ, os Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica elaboraram uma campanha com objetivo de homenagear pessoas pela sua dedicação e empenho, durante este período de isolamento social, vivido em vista da pandemia de COVID-19. 


A campanha recebeu o nome de “O Salê aplaude com você”. Foram muitos vídeos em homenagens aos pais, alunos, professores e educadores (fotos acima). As Redes Sociais dos Colégios se encheram de fotos, cartazes e músicas, sempre sinalizando a gratidão por cada um que tem se esforçado durante essa pandemia. O ato de aplaudir juntos faz com que laços sejam cada vez mais reforçados e traz para mais perto os que, por agora, estão longe.