HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Ação proposta nas disciplinas Salê Talks, Salê Hands On e Salê Projeto de Vida
Ação conjunta das disciplinas Salê Talks, Salê Hands On e Salê Projeto de Vida em BH

O comércio fechou. O que posso fazer?

 

O momento pela qual a humanidade está passando é extremamente difícil. Assolados pela pandemia do novo coronavírus, nos vemos diante de uma realidade digna de um filme de ficção científica. Nesse cenário, as necessárias medidas de distanciamento social estão sendo aplicadas em várias localidades, causando uma série de impactos, como o fechamento do comércio não essencial.


No decorrer do mês de maio, em uma ação conjunta das disciplinas Salê Talks, Salê Hands On e Salê Projeto de Vida, foi proposto aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio a elaboração de estratégias e ações a serem aplicadas pelos comerciantes, profissionais liberais e autônomos, visando minimizar o impacto financeiro causado pela pandemia.

 

Conforme o esperado, nossos alunos brilharam!


Dentre as várias ações desenvolvidas, os estudantes criaram um site para o atendimento virtual e serviço de entrega a domicílio de uma lanchonete, possibilitando que esta não ficasse refém das altas taxas praticadas pelos aplicativos de entregas.

 

Também foram produzidas orientações para o planejamento do período de crise para os comerciantes, com instruções sobre a interrupção da produção, conservação dos produtos, revisão de contratos de fornecimento, relações trabalhistas, acesso a linhas de crédito, implementação de serviços de entrega a domicílio e outros.

 

Outra ação foi voltada para as políticas públicas, tão necessárias nesse período de crise. Nossos alunos, após fazerem uma série de estudos, propuseram uma diminuição nas tarifas de água e saneamento e de energia elétrica, com base na participação estatal nas empresas CEMIG e Copasa. Diminuição essa que traria alívio financeiro às empresas e famílias durante o período do distanciamento social.

Encarar desafios, buscar soluções para os problemas da realidade, mobilizar conhecimentos e trabalhar em equipe são algumas das habilidades que a sociedade precisa e que os profissionais do futuro devem ter. Por isso mesmo, precisamos que os alunos do presente as desenvolvam.

 

Confira: