HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

.
Colégios Salesianos da Inspetoria São João Bosco são destaque na redação do ENEM 2020

Os Colégios Salesianos da Inspetoria São João Bosco tiveram altíssima performance na prova de redação do ENEM 2020.

 

São ao todo 13 colégios, dos quais 11 ofertam Ensino Médio e participaram do exame em vários estados brasileiros, em que vários estudantes obtiveram notas entre 900 e 980 em Redação, sendo que a nota máxima possível nesse exame é de 1000 pontos, um excelente resultado.

 

Segundo dados do INEP, a média nacional em redação, considerando todos os estudantes participantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, foi de 588,74 pontos. Apenas 28 candidatos do total de estudantes brasileiros que fizeram a prova, obtiveram a nota máxima (1000 pontos) em redação no ENEM 2020, o que evidencia ainda mais o excelente resultado dos Colégios Salesianos da Inspetoria São João Bosco. (Fonte: https://vestibular.mundoeducacao.uol.com.br/noticias/inep-divulga-medias-e-notas-maximas-e-minimas-do-enem-2020/342477.html - acesso em 05/04/2021).

 

Para chegar a esses resultados, a Inspetoria iniciou em 2020 a implantação de um novo Projeto Político Pastoral Pedagógico unificado para todos os seus colégios, ressignificou o currículo escolar já alinhado a BNCC, implantando em sua parte diversificada, componentes curriculares exclusivos tais como o Salê Hands On (de aprendizagem criativa onde os alunos prototipam soluções para problemas estudados), Salê Projeto de Vida (com ementa e foco em habilidades cognitivas e socioemocionais para empreender o projeto de vida), Salê Thinking (projeto de bilinguismo na língua inglesa em parceria com a Universidade de Cambridge) e Salê Talks (trabalho com habilidades linguísticas, em especial a argumentação, a partir de temas de atualidades e cultura digital). Além disso, a Inspetoria adotou parcerias estratégicas com plataformas educacionais de última geração, sendo duas de suporte na preparação para o ENEM (uma atuando com ciclos de Simulados ENEM e outra com práticas de redação ENEM em plataforma adaptativa/personalizada).

 

Segundo Karina Bolzam, Diretora Executiva Estratégica da Inspetoria São João Bosco e responsável pela criação e implantação do novo Projeto Político Pastoral Pedagógico, a relevância do mesmo para este sucesso no ENEM está muito além do treino para o exame: “Nosso PPPP uniu princípios e valores educativo-pastorais Salesianos, às grandes demandas educacionais do século XXI e às normativas postas pela BNCC e em seus pilares contempla a formação integral das nossas crianças e jovens, permitindo-lhes ter embasamento cognitivo, competências socioemocionais e principalmente, preparar-se como cidadãos globais – ou como diria Dom Bosco, bons cristãos e honestos cidadãos - que fazem a diferença no mundo, porque além de protagonizarem soluções criativas, tomam decisões responsáveis para si e para o outro e principalmente, assumem a consciência e o empreendedorismo do próprio projeto de vida. Tudo isso contribui para que na hora de elaborar a redação do ENEM, tenham repertório, autogestão e segurança para a realização da prova (trabalhadas fortemente no pilar pedagógico de Cultura do Alto Desempenho Acadêmico do PPPP). Além disso, a diretoria estratégica junto a Coordenação das escolas e ensino superior (conduzida pelo Padre Geraldo Adair) realizaram um forte trabalho de formação dos colaboradores e acompanhamento sistematizado da gestão escolar que permitiu a implantação do projeto e do currículo com sucesso, mesmo em meio a pandemia do coronavírus e a consequente adaptação para a nova cultura de aprendizagem/ensino remoto por ela posta.”- diz Karina.

 

Os resultados dos estudantes Salesianos na redação do ENEM 2020 estão repercutindo na mídia, como é o caso do jornal “A Tribuna Online” que entrevistou as alunas Ana Clara Zancarano (nota 980) e Giovana Santos Fernandes (nota 960) do Colégio Salesiano de Jardim Camburi - em Vitória, Espírito Santo - onde cerca de 60% dos alunos que realizaram a prova obtiveram notas de redação entre 900 e 980. (disponível em: https://tribunaonline.com.br/estudante-capixaba-e-nota-mil-na-redacao-do-enem-2020)

 

Pais dos alunos dos colégios Salesianos também tem percebido a evolução dos estudantes. Confira abaixo alguns de nossos resultados expressivos, que continuarão a ser divulgados nas redes sociais da Inspetoria e de nossas escolas durante toda a semana.