HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

.
Celebrações da Semana Santa no Noviciado em Barbacena/MG

Os noviços do curatorium Sagrado Coração de Jesus, celebraram a semana santa. A Igreja Católica dá início no Domingo de Ramos à Semana Santa, que se estende até o outro domingo, o Domingo de Páscoa. É o momento central da liturgia católica e é a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

 

Na quarta-feira realizou-se o Oficio de trevas, uma celebração para-liturgica, na quinta-feira iniciaram o tríduo pascal com a Missa da Ceia do Senhor, onde se celebra o lava pés, a instituição do Sacerdócio e do Sacramento da Eucaristia. A celebração continuou com a Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento, como os discípulos foram rezar com Jesus no Horto das Oliveiras.

 

Na sexta-feira Santa celebrou-se a ação litúrgica da Paixão do Senhor, que é vivida com pesar, serenidade e devoção, e realiza-se a adoração da Cruz.

 

No Sábado Santo, viveu-se a espera silenciosa da Ressurreição. À noite, deu-se inicio a Vigília Pascal com a benção do Fogo Novo, preparação e ignição do Círio Pascal e entrada na Igreja no escuro. A Páscoa é proclamada e vivida por meio da rica liturgia, onde Jesus Cristo vence a morte, tanto no momento da sua Ressurreição, quanto em cada um, por meio da liturgia.

 

O Domingo da Ressurreição é o dia mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o Corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando se manifesta em sua Plena Glória. É um momento de muita alegria para a Igreja e cada noviço, que depois de percorrer cada momento da Paixão com Nosso Senhor, participa da alegria do Pai e de Cristo na Ressureição.

 

Festejou-se a grande solenidade em grande espírito de família, vivendo a unidade em Cristo!

 

Confira algumas fotos: