HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

.
Jovens Salesianos participam do Curso de Profissão Perpétua 2021

Entre os dias 28 de junho e 9 de julho aconteceu, na Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão-SP, o Curso em preparação à Profissão Religiosa Perpétua. Participaram 11 jovens salesianos das Inspetorias de Campo Grande (BCG), Belo Horizonte (BBH), Recife (BRE), São Paulo (BSP) e Manaus (BMA).

 

Da Inspetoria São João Bosco participaram os salesianos Leonardo Tadeu, SDB e Raymmon Pablo, SDB. O Curso foi coordenado pelo Pe. Paulo Profilo, SDB, diretor do estudantado de Teologia da Lapa-SP e Delegado para a Formação na Inspetoria de São Paulo. Além disso, Pe. Natale Vitali, SDB, Inspetor referência para a Formação na CISBRASIL, e Pe. José Ricardo Mole, SDB, Coordenador da Comissão Nacional de Formação (CNF), se fizeram presentes em alguns dias do Curso, bem como o Pe. Justo Piccinini, Inspetor de BSP.

 

Ao completar o tempo de votos temporários previsto nas Constituições Salesianas, que é de seis anos, o jovem salesiano começa uma preparação mais intensa para celebrar sua Profissão Religiosa Perpétua, como Salesiano de Dom Bosco. Dessa maneira, o Curso de Profissão Perpétua acontece anualmente com os salesianos que se encontram nesse momento de sua formação e é oferecido pela CNF. O referido curso visa preparar mais diretamente os religiosos para este passo importante em sua vocação, oferecendo um tempo forte de oração, reflexão, estudo e fraternidade.

 

Além das formações propostas para o curso, como Teologia da Vida Religiosa, Pastoral Juvenil Salesiana, Psicologia da Vida Religiosa e estudos aprofundados do Rito litúrgico da Profissão Perpétua, os jovens salesianos tiveram a possibilidade de conhecer a bela cidade de Campos do Jordão-SP e seus pontos turísticos. Os salesianos também foram a Aparecida-SP, fizeram uma visita guiada por toda a Basílica de Nossa Senhora Aparecida e celebraram a Eucaristia na igreja dedicada à padroeira do Brasil. Depois disso, viajaram a Cachoeira Paulista-SP e conheceram lá o Santuário do Pai das Misericórdias e os estúdios da Canção Nova. Por fim, os Salesianos conheceram também o Memorial das FMA, na cidade de Guaratinguetá-SP, onde aprofundaram mais sobre a história do instituto das FMA no Brasil. Somado a tudo isso, os jovens religiosos viveram dois dias de Exercícios Espirituais, totalmente dedicados à oração e meditação.

 

O Curso de Profissão Perpétua 2021 foi um tempo de graça para os jovens salesianos. Rezemos por esse momento importante, para que sempre o Bom Pastor conduza a vida desses salesianos e os faça fiéis por toda a vida à vocação de serem educadores e pastores dos jovens.

 

Por
Leonardo Tadeu da S. Oliveira, SDB