HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

.
14 e 15 de julho: Encontro Extraordinário de Pastoral em Rede Ampliado

Aconteceu, nos dias 14 e 15 de julho, o Encontro Extraordinário de Pastoral em Rede Ampliado. O intuito desse encontro era iniciar a construção do POI 2022-2027. Conforme deliberado pelo Conselho Inspetorial, o POI será organizado em três etapas: ver, julgar e agir.

 

Na etapa “VER” a proposta é analisarmos a realidade do país e da Igreja, da Inspetoria São João Bosco e de cada Presença. No primeiro momento, que aconteceu no Encontro de Pastoral em Rede Ampliada, refletimos sobre o Cenário Externo e o Diagnóstico Inspetorial.

 

Para a reflexão do Cenário Externo, dividimos por áreas. A realidade da Evangelização foi apresentada pelo Sr. Gregory Rial, coordenador de pastoral da ANEC; a realidade educacional (Educação Básica e Superior) foi apresentada pelo Pe. Geraldo e a Priscila Boy, a situação política, econômica e social do país foi apresentado pelo Sr. Felipe Brandão, do SEBRAE; a realidade da Assistência Social foi apresentada pelo Sr. Carlos Nambu e Sra. Silvia, membros do Conselho Nacional da Assistência Social e o cenário congregacional foi apresentado pelo Pe. Natale, Inspetor BBH.

 

Para a apresentação do Diagnóstico Inspetorial, também foi dividido por áreas. As Estatísticas dos Salesianos da ISJB foi apresentado pelo Pe. José Paulino Secretário Inspetorial; a Formação Inicial e Permanente e a Gestão de Pessoa foram apresentadas pelo Pe. José Ricardo, Vigário Inspetorial, Delegado da Formação e Diretor Estratégico; a Delegacia da Pastoral Juvenil Salesiana (PJS) e da Animação Missionária e a Comissão do Associacionismo Juvenil foram apresentadas pelo Pe. Romeu, delegado e coordenador das respectivas delegacias e comissão; a Comissão do Serviço de Orientação Vocacional pelo S. Mateus, pós-noviço; a Inculturação do Carisma pelo Ir. Manoel; a Família Salesiana pelo Pe. Pedro; a Comunicação Social pelo Sr. Igor Gomes; as Escolas e Ensino Superior pelo Pe. Geraldo Adair, a Ação Social pela sra. Carolina; as paróquias pelo Pe. Ricardo e a Diretoria Administrativa-Financeira pelo Sr. Márcio Sigaud.

 

As apresentações se basearam nas seguintes questões: como estamos atualmente? Quais foram os principais avanços desde 2016 até 2021? Quais são os principais desafios que teremos pelos próximos anos?

 

Com a conclusão do Encontro, iniciamos o segundo momento desta etapa, isto é, cada presença foi convidada a fazer a sua Análise da Realidade. Essa análise será feita por Presenças, utilizando-se do Instrumento SWOT, isto é, cada Presença, ao refletir sobre a sua realidade local, destacará entre 3 e 4 forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.