HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

.
Curso para os Secretários Inspetoriais

O curso para os secretários inspetoriais foi planejado pela CISBRASIL para ser realizado numa semana presencial, mas devido a pandemia, passou-se para ser online.

 

Foi realizada uma reunião online da parte da manhã no dia 10 de agosto de 2021 para conscientizar cada secretário da sua responsabilidade de guardar a história salesiana de cada inspetoria num sistema coordenado pelo Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa (CSDP). É o início de uma nova posição da CISBRASIL que assumiu a direção do CSDP em março de 2020.

 

O sistema segue princípios fundamentais da arquivologia e biblioteconomia. Para a classificação foi feita uma tabela decimal dos assuntos salesianos possibilitando a coordenação e a soma dos esforços, evitando repetições e perda de tempo.

 

Os salesianos têm também um programa de currículo que permite fazer estatísticas e estudar a evolução da congregação salesiana no Brasil. Os secretários vão coordenar e supervisionar os colaboradores que irão fazer o serviço. Estes devem conhecer bem a vida religiosa. As explicações e orientações do sistema será feita online pelo CSDP na medida da necessidade.  

 

Esperamos que com esta nova etapa, surjam historiadores para publicarem nossa história no sesquicentenário dos salesianos no Brasil, em 2033. O Pe. Ilário Zandonade encerrou a reunião agradecendo a todos e desejando que suja entre os secretários um sucessor quanto antes. 

 

Participantes da reunião:

Pe. José Paulino Godoy Júnior - Secretário da BBH

Pe. Isiodro Paulo da Silva - Secretário de BPA e TI Fábio Luiz

Pe. Inácio Vieira - Secretário da BRE  e a secretária Maria Inês

Pe. Agnaldo Soares Lima - Secretário da BSP e TI Pedro Barreto

Pe. José Ivanildo -  Secretário da BMA

Pe. João Bosco Maciel  - Secretário da BCG

Pe. Ilário Zandonade Diretor do CSDP e as Colaboradoras (assistente de biblioteca) Dorvalina Moraes Guimarães da Silva e Karyny Suelly Souuza de Oliveira

 

Por

Pe. Ilário Zandonade, SDB