HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

O Reitor-Mor, padre Ángel Fernández Artime
Decisões sobre o Capítulo Geral 28

Fonte: InfoANS

No pensamento do “Boa-noite salesiano” à comunidade da Sede Central Salesiana, no dia 28 de março, o Reitor-Mor, padre Ángel Fernández Artime, apresentou as decisões tomadas com o Conselho Geral sobre o Capítulo Geral 28 (CG28).
“À conclusão do Conselho Intermédio Plenário, temos uma notícia importante para a Congregação e a Família Salesiana – disse o Reitor-Mor –. Hoje concluímos o Conselho Intermédio e podemos dar a notícia do Capítulo Geral 28”.

Ao início, fez a leitura da sua carta de informação que sairá nos próximos dias, para depois insistir na importância desse evento e no significado do lugar em que o Capítulo será realizado.

O primeiro elemento apresentado pelo Reitor-Mor foi o tema do CG28. “Escolhemos como título: Quais salesianos para os jovens de hoje? Com este tema queremos enfrentar o perfil do salesiano de hoje, e também de amanhã, para que seja capaz de dar a melhor resposta possível aos jovens, especialmente aos mais pobres e que mais precisam de nós... Devemos enfrentar também um grande número de questões jurídicas com as quais pretendemos ajudar a missão salesiana que se há de realizar hoje”.

Disse, depois, que o lugar da celebração do CG28 será Valdocco, Turim, e que o grande evento salesiano começará no domingo 16 de fevereiro de 2020 e será concluído no dia 4 de abril sucessivo. Enfim, declarou: “Nomeei como Regulador do Capítulo Geral 28 o P. Stefano Vanoli” (atual Secretário do Conselho Geral, NdR).

“Qual deveria ser o perfil do salesiano de hoje e do futuro? – perguntou-se o P. Á. F. Artime –. A realidade atual não é a mesma de quarenta anos atrás e também as respostas não podem ser as mesmas. Queremos responder fielmente aos jovens de hoje e de amanhã. Os jovens vivem hoje situações diversas em relação há quarenta anos... Vivem imersos num mundo digital, no mundo apaixonante do voluntariado juvenil, na realidade da formação profissional, na dolorosa realidade dos jovens explorados, dos jovens imigrados. Essas realidades têm uma força desconhecida para nós, situações das quais não se falava há 30 ou 40 anos”.

“Hoje, a missão salesiana no mundo é realizada, graças a Deus, imersa nessas realidades compartilhadas entre Salesianos e leigos... e por fidelidade devemos abrir-nos a essa realidade... Convido-os a rezar desde agora”.