HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Começa a 56ª Assembleia Geral da CNBB

Fonte: CNBB

No dia 11 de abril começou, oficialmente, a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no pátio do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida-SP, recebe o episcopado brasileiro que conta, atualmente, com mais de 300 bispos. Todo o trabalho de preparação para o encontro foi realizado sob a coordenação do secretário-geral, dom Leonardo Steiner, que será substituído no comando da reunião por dom Esmeraldo Farias, bispo auxiliar de São Luís-MA. 

Temas da assembleia 

O tema central é: “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”. Além desse assunto, os bispos vão tratar de vários outros temas. Entre eles, estão: Texto sobre novas comunidades, Estatutos da CNBB, Pensando o Brasil: Estado laico, Ano do Laicato, Sínodo da Pan-Amazônia e indicações para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) que serão renovadas em 2019. 

Pauta do dia
Além da missa e da abertura solene, transmitidas pelas TVs de inspiração católica, os bispos se ocuparam  no primeirro dia, com algumas tarefas estatutárias antes de começarem os debates. A principal destas tarefas será a apresentação do relatório da presidência sobre as atividades desde a última assembleia geral, em maio do ano passado. O Cardeal Sergio da Rocha apresentou aos bispos os principais encontros e pronunciamentos da Conferência no último ano.