21º Capítulo Inspetorial

 

 21º CAPÍTULO INSPETORIAL DA ISJB 

O evento é uma preparação para o Capítulo Geral (CG) da Congregação

 

  

Veja as fotos do evento aqui! 

 

 

Sobre o 21º Capítulo Inspetorial

Durante os dias 26 a 29 de março, toda a Inspetoria São João Bosco voltou sua atenção para o 21º Capítulo Inspetorial realizado na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte-MG.

O Capítulo Inspetorial é uma preparação para o Capítulo Geral (CG) da Congregação, sendo realizado ordinariamente a cada três anos. Participaram 38 capitulares, delegados das comunidades locais, eleitos no início de 2019, além de 10 convidados, entre salesianos e leigos. “As inspetorias de todo o mundo estão se organizando para realizar este Capítulo Inspetorial, solicitado pelo Reitor-mor e que tem tarefas muito especificas para esse momento da história”, destacou o inspetor da ISJB, padre Orestes Fistarol.

Durante os quatro dias de encontro, eles fizeram um aprofundamento sobre o tema do CG28: “Quais salesianos para os jovens de hoje?” e refletiram sobre os temas jurídicos do Capítulo Geral. “O Capítulo Inspetorial não é apenas uma reunião de caráter consultivo, é também deliberativo sobre a vida da inspetoria. Os salesianos, atentos ao hoje da história, darão também linhas de ação para o futuro da Inspetoria”, explicou padre Orestes.

Também foram abordados assuntos relativos à vida da Congregação e celebrados os jubileus de vida salesiana e presbiteral. Ao final do Capítulo, foram eleitos o delegado e o suplente da ISJB no CG28. 

Primeiro Dia 

No dia 26 de março, ocorreu a abertura do 21º Capítulo Inspetorial da ISJB. Os 38 capitulares e os 10 convidados se reuniram na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte-MG, para o início das atividades.

O dia começou com a Celebração Eucarística presidida pelo inspetor, padre Orestes Fistarol, e uma reflexão orientada pelo padre Cleto Caliman. Em seguida, o regulador do Capítulo, padre Antônio Pinheiro, coordenou a aprovação do horário e do regimento interno da reunião.

Na parte da tarde, o inspetor apresentou um relatório sobre o estado da Inspetoria. Após sua fala, foram apresentados os relatórios de outros setores e frentes de trabalho: Economato, Pastoral Juvenil Salesiana, Orientação Vocacional, Animação Missionária, Inculturação, Família Salesiana, Formação, Comunicação Social e Redimensionamento. 

Segundo dia

O segundo dia do 21º Capítulo Inspetorial da ISJB começou com uma Missa presidida pelo vigário inspetorial e delegado para as Escolas e Educação Superior, padre Ricardo Sávio do Sacramento.  

Após a celebração, foram retomadas as apresentações dos relatórios sobre o estado da Inspetoria, iniciadas na terça-feira. Foram expostos os relatórios das Paróquias, Escolas e Educação Superior e Ação Social. As atividades seguiram com reflexões em grupo sobre os temas jurídicos do Capítulo Geral.

À tarde, os capitulares realizaram estudos, novamente em grupo, a partir de três núcleos temáticos: “Prioridade da missão com os jovens”, “Perfil atual do Salesiano” e “Missão compartilhada entre Salesianos e leigos”. Esses estudos vão gerar contribuições para o CG28, que acontece no ano que vem.

Terceiro dia  

A manhã do terceiro dia do Capítulo Inspetorial da ISJB foi marcada pela presença dos jovens. O Grupo Missionário do Colégio Salesiano de Belo Horizonte promoveu um momento de oração com as capitulares.

O restante do dia foi dedicado à continuidade da apresentação em plenário das reflexões e estudos dos núcleos temáticos trabalhados no dia anterior.

No final da tarde, uma Celebração Eucarística, presidida pelo padre Wolfgang Gruen, homenageou os salesianos jubilandos:

Profissão religiosa: Wolfgang Gruen (75 anos); Moacir Scari e Romildo Pinas (25 anos).

Profissão perpétua: Wolfgang Gruen (70 anos); Jairo de Matos, Juradyr Araújo e Manoel Costa Claro (50 anos); e Rogério Calvi (25 anos).

Ordenação presbiteral: Fernando Anuth, João Marcos de Limas, José Lacerda Sobrinho e Moyzés Marchesi (60 anos); Antônio Maria de Ávila (50 anos); e Carlos Sebastião da Silva e Roberto Modesto (25 anos).

Último Dia

O início do último dia foi marcado por uma eucaristia presidida pelo Pe. Denis Dutra, seguida do café da manhã. As 08:30 foi realizada a eleição do novo Delegado e de seu Suplente para o 28° Capítulo Geral. Os Capitulares elegeram o Pe. Ricardo Sávio do Sacramento como Delegado e o Pe. José Ricardo Mole como Suplente. No decorrer da manhã foram tratados assuntos da Inspetoria e, por volta das 10:30, o Inspetor Pe. Orestes proferiu algumas palavras decretando o encerramento do evento, para, posteriormente, todos almoçarem na casa de retiro.

Capítulo Geral

O Capítulo Geral nasceu ainda nos tempos de Dom Bosco. Foi convocado pela primeira vez, em 1877, pelo próprio fundador da Congregação Salesiana. Inicialmente, era realizado a cada três anos, mas atualmente acontece a cada seis. Seu objetivo é revigorar a missão salesiana a partir das necessidades apresentadas em cada momento histórico.

Participam do CG o Reitor-mor, os conselheiros gerais da Congregação, os reitores eméritos e os inspetores e delegados eleitos de todas as inspetorias do mundo, além de alguns convidados sem direito a voto.

Durante o Capítulo Geral são eleitos ou reeleitos os membros do Conselho Geral da Congregação (Reitor-mor, vigário e conselheiros gerais para a Formação, Pastoral Juvenil, Comunicação Social e Missões e para as diversas regiões mundiais, como a América Cone Sul, que abrange o Brasil).

O CG28 - “Quais salesianos para os jovens de hoje”?

O próximo Capítulo Geral será realizado entre 16 de fevereiro e 04 de abril de 2020, em Turim-Valdocco, na Itália. O CG-28 foi convocado no ano passado, pelo Reitor-mor, Pe. Ángel Artime, durante a festa de Maria Auxiliadora. O tema escolhido para nortear a reunião foi “Quais salesianos para os jovens de hoje?”.

Em sua carta de convocação, o Reitor-mor explicou que o tema foi escolhido a partir de uma profunda reflexão do Conselho Geral, seguindo as atuais orientações do Igreja e do Papa. “O objetivo fundamental do tema do CG28 é ajudar a Congregação a aprofundar, o quanto possível, qual é e qual deveria ser o perfil do Salesiano capaz de responder aos jovens de hoje, a todos os jovens, especialmente os mais pobres e necessitados, os excluídos e descartados, os mais frágeis e os mais privados dos direitos fundamentais”, escrever Pe. Ángel.

Acompanhe o 21º Capítulo nos canais de comunicação da ISJB:

Site: http://portal.salesianos.br/21-Capitulo-Inspetorial

Facebook: https://www.facebook.com/Salesianos.ISJB.