HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Observatório Social do Brasil coordenado pelos Ex-Alunos Salesianos em Pará de Minas
Em Pará de Minas, padre Orestes Fistarol conhece o trabalho do Observatório Social do Brasil coordenado pelos Ex-Alunos Salesianos

No dia 30 de maio, o padre Orestes Carlinhos Fistarol, inspetor da Inspetoria São João Bosco, em visita canônica à comunidade salesiana Maria Auxiliadora de Pará de Minas-MG conheceu e e expressou apoio, em nome da Família Salesiana, ao espaço e ao trabalho do Observatório Social do Brasil levado a termo pelos Ex-alunos Salesianos nesta localidade.

A história do Observatório Social do Brasil (OSB) começou a ser escrita em 2009 na cidade de Maringá, no Paraná. Esta obra surgiu para o cenário nacional como uma associação sem fins lucrativos, com a finalidade de promover a transparência, a fiscalização e o controle dos gastos públicos em todo o país. Para garantir a organização e a coordenação dos trabalhos dessa rede em formação surgiu o Observatório Social do Brasil (OSB). No ano em que foi gerado, o OSB recebeu apoio da Fundação Kellogg e da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e Caribe (CEPAL). Ainda, foi premiada, naquele ano, pela ONU como melhor projeto em tecnologia social dentre mil inscritos.

O Observatório é uma entidade sem fins lucrativos e apartidária. Dessa forma os observatórios possuem duas restrições: primeira, nenhum observador pode ter atuação político partidária e nem mesmo ser filiado a algum partido político afim de garantir a isenção na fiscalização dos órgãos públicos; segunda, os observatórios não podem aceitar nenhum tipo de doação ou transferência dos entes observados para preservar a autonomia da atuação. Assim, os observatórios são mantidos exclusivamente por doações da sociedade local.

O OSB nasceu na cidade de Pará de Minas por iniciativa dos Ex-alunos Salesianos. No VIII Congresso Nacional de Ex-alunos, em Itajaí-SC, a ideia foi colhida durante as partilhas dos projetos desenvolvidos pelos ex-alunos de Dom Bosco pelo Brasil. O grupo de Ex-alunos de Pará de Minas, que participava naquela ocasião do Congresso, decidiu implantar o projeto em sua realidade local, tendo em vista favorecer a formação de bons cristãos e honestos cidadãos como pedia Dom Bosco e monitorar os gastos públicos e sua destinação aos mais pobres a fim de garantir a justiça social. Assim, foi fundado no dia 18 de outubro de 2016 o Observatório Social do Brasil na cidade.

Durante sua fala aos Ex-Alunos, padre Orestes parabenizou-os por sua iniciativa, expressou seu apoio e pediu: “o Reino de Deus, caros filhos de Dom Bosco, passa pelas nossas mãos que são capazes de construí-lo e de fazê-lo acontecer nas nossas realidades locais por meio da justiça social”. Sendo assim, o Observatório Social do Brasil em Pará de Minas-MG coordenado pelos Ex-Alunos Salesianos torna-se um ramo da videira do Carisma Salesiano capaz de ser sinal e portador do amor de Deus aos jovens em especial os mais pobres.