HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Seminário foi realizado na UCB
Seminário marca os 10 anos da Cátedra UNESCO da Universidade Católica de Brasília

Fonte: UCB / Rodrigo Eneas

A Universidade Católica de Brasília (UCB) promoveu o seminário internacional “As Cátedras UNESCO e os Desafios do Milênio para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS”, nos dias 14 e 15 de agosto. O evento que celebrou os 10 anos da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade foi conduzido pela UCB. A abertura do seminário contou com a presença de diversas autoridades, entre elas diretores de Escolas, professores, o Magnífico Reitor da UCB, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat; o pró-reitor Administrativo, prof. MSc. Júlio César Lindemann, e o fundador das Cátedras UNESCO, prof. Dr. Marco Antônio Dias.

Para o coordenador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, prof. Dr. Geraldo Caliman, a Cátedra exerce um trabalho muito importante de investigação dos rumos da violência contra a juventude no Brasil.

“A Cátedra nasceu depois de muito trabalho da Universidade em cima do tema da violência nas escolas. Construiu uma rede de observatórios, produziu vários congressos, sendo dois internacionais, então foi quase um reconhecimento de que a Universidade tinha um conjunto de conhecimento prático e teórico muito grande para produzir pesquisas, aquilo que a UNESCO precisa para manter a sua reflexão sobre certos temas”, explicou o professor Caliman sobre a escolha da UCB para coordenar uma das Cátedras UNESCO.

O tema da Cátedra é Juventude, Educação e Sociedade e focamos na questão da violência nas escolas, na área da educação social e, de um modo geral, em pesquisas que ajudam na qualidade da educação.

“A Cátedra é visível como um espaço intelectual, acadêmico de rede. Como resultado de nosso trabalho, elaboramos e publicamos uma grande quantidade de artigos, livros, capítulos de livros em todo o mundo, além de dissertações e teses desde a sua fundação. Em particular, a coleção da Cátedra Juventude, Educação e Sociedade conta com 25 livros publicados somente nos últimos cinco anos”, disse o professor Geraldo Caliman.

A Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade foi criada em 2007 pela UCB e aprovada pela UNESCO em 2008. Ela constitui o nó central da rede de Observatórios de Violências nas Escolas, uma rede internacional de pesquisa, ensino e extensão a respeito de um tema-chave das sociedades no mundo: a juventude (ou juventudes, variando conforme sua classe e circunstâncias sociais). Conduzida pela UCB, a Cátedra visa estabelecer um centro de excelência na geração de conhecimento sobre a juventude, em perspectiva interdisciplinar, associando o ensino de graduação e pós-graduação, a pesquisa e a extensão.

O Magnífico Reitor ressaltou a importância da Cátedra para a Universidade e para a sociedade de modo geral. “Sentimos uma honra, uma satisfação, um acréscimo e uma qualificação para a Universidade. É uma Cátedra ativa, que produz, que investiga, que desafia a comunidade acadêmica, e isso dá uma vitalidade à Instituição”, disse o Ir. Jardelino Menegat.

Ainda de acordo com o reitor, os estudos produzidos pela Cátedra poderão pautar os governos para a produção de políticas públicas voltadas ao combate à violência dentro das escolas.

“Essas produções, impactando dentro da sociedade, podem ser provocadoras, geradoras de novos conhecimentos e fazer com que isso se coloque na prática as propostas que eles estão apresentando nas investigações. Isso é importante para a Instituição, mas é importante também para a sociedade. Um livro hoje que é impresso e digitalizado, não fica restrito ao Distrito Federal, mas ele transcende os muros da Universidade, vai muito mais longe. As pessoas buscam e servem de referencial para outras investigações”, frisou o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat.
Segundo o Dr. Marco Antonio Rodrigues Dias, fundador das Cátedras UNESCO nos anos 90 e um dos homenageados da noite, foi uma surpresa acompanhar a evolução da Cátedra e da Universidade no campo científico.

“Chegando hoje na UCB tive uma surpresa muito agradável com toda a produção e apresentação da Cátedra. Além disso, ver todas as suas atividades, dentro destes 10 anos, em função de um programa que nós tivemos oportunidade de participar do lançamento é tremendamente estimulante. É um privilégio estar aqui e ver as coisas que estão fazendo”, destacou Marco Antônio.