HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Salesianos reunidos durante o encontro
Encontro de formandos salesianos Inspetoria São João Bosco

 

 O evento reuniu formandos de diversas etapas formativas

Produzido por S. Luiz Fernando Gomes Ferreira e editado por Vinícius Melo 10/01, 10h25

 

 Ocorreu entre os dias 4 e 7 de janeiro o encontro de formandos da ISJB (inspetoria São João Bosco) em Manguinhos, Serra, cidade litorânea da região metropolitana de Vitória. O encontro que acontece anualmente tem o objetivo de reunir os estudantes das diversas etapas formativas da ISJB para um momento de partilha e fraternidade, envolvendo formações, momentos culturais, um passeio e avaliações das etapas. O tema do encontro baseou-se no documento final do sínodo dos bispos sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional. Estavam presentes os formandos de cada etapa formativa: os pré-noviços, Deivid J. L. da Costa, Jonathan Martins Ferreira, Mateus F. S. Mendonça; os noviços, Filipe Antônio da S. Lopes (BBH), Gaudêncio Mendes de Sousa (BCG), Hudson Henrique Campos (BBH), Jordan Nascimento Carvalho (BMA), Justino de Jesus Massa Castro (BMA), Leandro Plizzari da Silva (BCG), Murilo Souza Oliveira (BBH), os pós noviços, Luiz Fernando de Oliveira, Luiz Fernando G. Ferreira e Vanderlei Tonani C. dos Santos; os tirocinantes, Leonardo T. da S. Oliveira, Luís Antônio P. Ferreira; os teólogos, Antônio S. Pelais, Géster de Souza Cabral, Sebastião C. da Cruz Júnior. Também se encontravam presentes, padre Orestes Carlinhos Fistarol, inspetor da ISJB, padre Sedney Manja, delegado inspetorial para a formação, padre Adalberto, mestre de noviços e padre Reginaldo Marinho, pároco de Goiânia da Sagrado Coração de Jesus.

No dia 5 pela manhã, o padre Reginaldo explanou sobre o documento final, aprovado pelo Papa Francisco. Ele ressaltou o fato de que o documento foi um acontecimento inspirado pelo Espirito Santo. O sínodo tem um caráter de resposta aos jovens, é uma referência para a Igreja sobre o acolhimento e acompanhamento dos mesmos, não somente cristãos. Isso mostra a face de uma Igreja que se preocupa com a formação dos jovens e o seu acompanhamento, uma Igreja que quer atender às necessidades dos que anseiam por escuta, acolhimento e ajuda em meio de uma “sociedade líquida”, assim como apresenta Zigmund Bauman, uma Igreja que como Cristo revela, veio para todos, pois apresenta a missão de levar a todos a presença de Cristo. O mesmo é o fruto de um consenso diante da diversidade da Igreja e que quer criar uma mentalidade aberta, para responder às realidades e desafios que se apresentam. Neste mesmo dia os participantes tiveram um momento de lazer na praia de Manguinhos e a noite um momento cultural

No dia 6, domingo, os participantes fizeram uma visita ao convento da Penha, na qual participaram da celebração Eucarística na Solenidade da Epifania. Após o almoço o lazer deu continuidade até a noite, onde tiveram um momento fraterno de convivência.

O encontro findou-se no dia 7, com a missa presidida pelo palestrante e, em seguida, após o café, os participantes partiram para as suas respectivas atividades de férias.