HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Pe. Gruen, Prof Amin e alunos da 3ª serie B CSBH. Foto: Marcos Vinícius Andrade e Yan Alves.
“Dom Bosco” encontra-se com os jovens, seu maior amor

Por Prof. Amin Feres, 16/10 às 14:20

 

Foi no dia 12 de setembro de 2019, ao chegar na sala da 3ª série B do Ensino Médio, para mais uma aula de Ensino Religioso, que, pelo vidro da porta, vi mais de trinta jovens de 17 e 18 anos (muitos deles mais altos do que eu que tenho 1,78m), como que hipnotizados diante de um franzino e respeitável senhor de 92 anos, que com a voz baixinha e sorriso franco cativava a todos. Entrei e pedi licença para dar-lhe um abraço emocionado.

Na verdade, esta história teve início algumas semanas antes, e até mesmo décadas antes. Quando vim trabalhar como educador no Colégio Salesiano Belo Horizonte, logo fiquei sabendo que este honorável senhor morava no colégio. Autor de livro de doutrina no qual estudei em minha juventude na Teologia do Seminário Maior São José – Mariana. Fiquei emocionado e em toda oportunidade que o encontrava colhia algumas pérolas do seu conhecimento.

Está na hora de apresentá-lo a você, leitor: trata-se do Pe. Wolfgang Gruen, SDB.

A coleção de Ensino Religioso do MDD - Material Didático Digital da Editora Edebê, adotada pela Rede Salesiana de Ensino, faz inúmeras citações do Pe. Gruen. De tanto citar os seus textos em sala de aula, tive a ideia de promover um encontro seu com os alunos para uma conversa saborosamente educativa. “Dom Bosco” vai ao encontro da juventude, seu maior amor”. Solicitei este encontro ao Coordenador de Pastoral, Janes Fioroti, e, como se passou vários dias sem ter notícias, pensei que não seria possível, até que tive a surpresa que lhes relatei.

É Doutor “Honoris Causa” pela Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma (2006), pelo importante trabalho realizado na área de Catequese, da Sagrada Escritura e do Ensino Religioso. Sua bibliografia é extensa, da qual destaco “O tempo que se chama hoje” (livro que me ajudou nos meus estudos de Sagrada Escritura).

Nasceu em 29 de abril de 1927, em Niederfinow, na Alemanha, onde fez o Curso Primário (1933-1935) e depois na Itália (1935-1937). Fez o Curso Secundário na Itália (1937-1938), na Inglaterra (1938-1940), no Brasil (1940-1942) e o Curso Colegial em Lorena, SP, também no Brasil (1944-1946). Possui Cursos Superiores em: Filosofia e Pedagogia (seminarístico): Lorena, SP, (1947-1949); Teologia: Instituto Teológico Pio XI, S. Paulo, SP, (1950-1953); Licenciatura em Letras (Português/ Inglês): Faculdade Dom Bosco (1969-1972).

É fluente em: alemão, italiano, português, espanhol, inglês, francês, latim, hebraico e grego.

 

Sobre o encontro

“Foi um grande aprendizado a lição sobre Ensino Religioso nas escolas com foco na religiosidade. Percebi que seu pensamento está à frente do seu tempo. Apesar da idade avançada, Pe. Gruen busca sempre se atualizar e expor suas ideias. Poucos minutos em sua presença abre a nossa mente para um novo modo de pensar o mundo e as relações independente de quaisquer grupos ou segmento religioso. Tentemunho da fé em Deus”, afirmou Marcos Vinícius 3ª série EM.

“Quanto tempo eu disponho?” Pergunta-me com um sorriso. “Todo o tempo do mundo, Pe. Gruen, mas pensei em um recado rápido, para motivar a espiritualidade dos jovens”, respondi, e envergonhado com o material da aula nas mãos, completei…. “É que eu ainda tenho uma atividade programada para hoje rsrs.”

Qual atividade? O tempo passou tão veloz que os 44 minutos fluiram pelos nossos dedos como areia seca de praia.

Com agilidade ele pediu-me um canetão e na lousa riscou um ângulo: “A formação humana é representada por um ângulo aberto e crescente, fonte de abertura para a entrada de valores e atitudes. Elencamos alguns valores como primordiais enquanto convivemos com outros valores. Qual é para você jovem o “VALOR” da sua vida? E quais são os outros valores? Eles estão em crescimento? Estão em uso? Já pensou nisso? Você conduz as suas escolhas de acordo com o seu valor primordial?...”

“Pessoas inteligentes seduzem a minha atenção, fiquei focada  e acho que a grande lição de vida que ele passou é que o conhecimento é uma estrada infinta na qual quanto mais a gente trilha o seu caminho, mais esta estrada se prolonga. A sua opinião sobre religiosidade, traduz sabedoria e simplicidade, tudo o que precisávamos ouvir. Seu testemunho faz acreditar que a vida vale a pena e é divertida, é um grande exemplo, um grande modelo para todos nós, passaríamos horas e horas ouvindo-o sem cansar”, disse Gabriela Brasil.

E ele continua…

“Ensino Religioso é cultivar valores e promover atitudes com sinceridade despertando a espiritualidade nos alunos…

Papa Francisco é o Papa da mudança, ele não ensina doutrinas, ensina atitudes.

Ensino Religioso, deve ensinar religiosidade, agora a religião, as Igrejas que ensinem…

E com sabedoria generosa transmite o que a vida lhe ensinou através da fala de uma senhora simples com a qual conversava:

“BÍBLIA, É Deus que puxa conversa com a gente.”

E o Teólogo, Biblista, Professor Catedrático, Doctor Honoris Causa, autor de livros e artigos, resume: - “Essa foi a melhor definição de Bíblia que tive.”

“Ele estava no corredor procurando o prof. Amin, então eu o convidei para entrar. Quando o professor chegou, todos já estavamos encantados com a presença, a fala e a sabedoria de Pe. Gruen. Uma experiência inexquecível, ainda mais sabendo que ele é referência em nossos livros didáticos.”  Nathan Vitor.

 

Sua Bibliografia é extensa:

28 livros e opúsculos, dentre eles – O tempo que se chama hoje”. Uma introdução ao Antigo Testamento – Edições Paulinas 1977 – (Publicado também no Mexico e na Espanha).

4 Traduções, entre elas – Catecismo Católico. Versão e adaptação do alemão. 1958.

94 artigos – dentre eles – Jesucristo, centro del mensaje, es el modelo de la catequesis inculturada. – Tema apresentado na II Semana Latinoamercana de Catequesis, CELAM / DECAT – Caracas – Venezuela.

19 resenhas – entre elas Bíblia Tradução Ecumênica 1994, Ed. Loyola.

Professor do Instituto Santo Tomás de Aquino - ISTA, Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Membro da Sociedade de Catequetas Latinoamericanas.

Agradeço a vida pela oportunidade rara de encontrar alguem assim todos os dias.

 

Colaboração:

Fabio Junio de Souza Pereira

Gabriella Cristina Parreiras Brasil

Marcos Vinícius Andrade Rocha Amaral

Nathan Vitor da Cunha

Maria Amélia Ribeiro Fernandes – Orientadora Educacional.

Pe José Paulino de Godoy Junior, SDB