HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Salesianos de Brasília reunidos para consulta. Foto: ISJB
Consultas para nomeação do novo Inspetor Salesiano são conduzidas por Pe. Natale Vitali Forti

Por Pe. José Paulino. Editado por Ana Paula Jardim, 28/10 às 17h

 

Entre os dias 23 e 26 de outubro de 2019, ocorreu a consulta para o Novo Inspetor Salesiano da Inspetoria São João Bosco. Esta consulta foi conduzida pelo Pe. Natale Vitali Forti, Conselheiro Regional para a América Latina – Cone Sul. As consultas foram realizadas segundo o cronograma:

 

Dia 23/10/19 – Brasília – Colégio Dom Bosco: para as comunidades salesianas de Brasília (Plano Piloto e Núcleo Bandeirante), Goiânia, Silvânia e Palmas.

 

Dia 24/10/19 – Niterói: para as comunidades salesianas de Niterói, Rio de Janeiro (Rocha Miranda e Jacarezinho) e Resende.

 

Dia 25/10/19 – Vitória: para as comunidades salesianas de Vitória e Campos dos Goytacazes.

 

Dia 26/10/19 – Belo Horizonte: para as comunidades salesianas de Belo Horizonte (Casa Inspetorial e Colégio Salesiano BH), Pará de Minas,

São João del Rei, Barbacena e Araxá.

 

Como acontece a escolha de um novo inspetor?

 

Conforme as Constituições Salesianas (C162), “O inspetor é nomeado pelo Reitor-Mor com o consentimento do seu Conselho, após ampla consulta à inspetoria interessada. Deve ser sacerdote e professo perpétuo pelo menos há dez anos. Exerce sobre todas as casas e os sócios da inspetoria poder ordinário no foro interno e externo, de acordo com as constituições e o direito. É o superior competente para dar aos sócios licença para publicar escritos religiosos ou de conteúdo moral e de pregar aos irmãos em suas igrejas e oratórios. ”

Após eleito, o inspetor permanece no cargo por seis anos (cf. C 163). 

Para a nomeação de um inspetor, o Reitor-Mor consulta os professos da inspetoria, pedindo a cada um a indicação, em ordem de preferência, de três nomes de irmãos pertencentes à própria ou a outra inspetoria (cf. Regulamentos, 143).

Para essa consulta, as comunidades salesianas refletiram profundamente as forças, fragilidades, desafios e características aguardadas para o novo inspetor da ISJB. Em seguida, cada salesiano fez sua indicação pessoal e entregou ao Pe. Natale Vitali, que afirma que a nomeação do novo inspetor deve acontecer até o Natal de 2019.