HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

.
Federação Nacional dos Ex-alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco realiza a reunião ordinária virtual

No dia 28 de maio de 2020, de 19h30min até às 21h, a Federação Nacional dos Ex-alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco realizou a reunião ordinária de 2020 pelo aplicativo "Google Meet", com representantes de todas as Inspetorias: delegados salesianos, ex-alunos/as e um ex-presidente do Conselho Nacional.

 

Da ISJB participaram o Delegado Pe. Jurandyr Araujo, o presidente da Federação Inspetorial Marcos Flávio, o secretário Edu Oliveira e Matheus Zandona, membro do Conselho Nacional pela ISJB.

 

O Presidente Nacional iniciou a reunião rezando com o grupo dez Ave-Marias, pedindo a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora para a nossa missão e pelo fim da pandemia. A pandemia exige cuidado, lembrou ele, prática importante do nosso Sistema Preventivo, pois quem ama, cuida. Lembro uma citação bíblica: "Cuidai de vós mesmos e de todo o Rebanho, pois o Espírito Santo vos constitui como guardiões” (Atos 20,28). Somos desafiados a cuidar de nós para cuidar dos outros e enfrentar o cansaço, o esgotamento e o adoecimento. É preciso investir profundamente na nossa espiritualidade.

Foi uma experiência de “colegialidade” afetiva e efetiva.

 

Formou-se uma rede de leigos e leigas e sacerdotes, evangelizadores-educadores.

 

Decidiu-se:

1) fazer outra reunião no dia 24 de junho próximo para celebrar os 150 anos da volta dos ex-alunos, liderados por Carlos Gastini, a Dom Bosco;

2) que haverá um momento de formação durante esta reunião com apresentação sobre a Estreia 2020;

3) remarcar as datas dos Congressos Inspetoriais a partir de 2021;

4) realizar nas inspetorias encontros virtuais com os grupos e que não se limitem aos congressos;

5) usar os documentos do Congresso Nacional de 2019 como instrumento para os momentos formativos.

 

Há que se ter Esperança e Solidariedade! A pandemia está a nos ensinar que, para darmos a alguém a mão, há que se ter amor, dedicação e solicitude pela Vida.

 

Pe. Jurandyr Azevedo Araujo, sdb – Delegado e em nome dos Ex-alunos/as da ISJB - BH.