HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

.
DNJ (Dia Nacional da Juventude) em São João del-Rei/MG

Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, o Setor Diocesano da Juventude realizou no domingo, 25 de outubro, o Dia Nacional da Juventude 2020 (DNJ). Este ano o evento foi on-line, devido às normas de prevenção ao Covid-19, e integrou as dioceses de Juiz de Fora e Leopoldina. Uma missa, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, encerrou a programação.

 

A Paróquia de São João Bosco se fez representar por integrantes dos grupos: Juventude Missionária Salesiana, Acólitos de Dom Bosco e Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC).

 

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

 

Na Província de Juiz de Fora o evento teve início na quinta-feira com um tríduo preparatório. Cada live contou com momentos de espiritualidade, formação e entretenimento. A cada dia, bispos e padres conduziram reflexões específicas. Músicas, teatros e até challenges desafiaram a criatividade em tempos de pandemia.

 

O evento teve seu término com a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano e referencial da Juventude no Regional Leste 2, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e concelebrada por diversos padres da região. A parte musical ficou por conta do coral dos seminaristas do Seminário São Tiago.

 

“Todos os anos a gente reúne uma multidão de jovens para celebrar o grande dia. Esse ano estamos de uma maneira diferente, através das mídias, mas não deixamos de celebrar. E que riqueza ver a expressão jovem de nossas dioceses, reunindo em oficinas e refletindo sobre o compromisso na vida da nossa sociedade, da igreja e da família. é bonito ver esses jovens que colaboram o anuncio da Boa Nova do Evangelho”, destacou Dom José Eudes (Bispo Diocesano) durante a homilia.

 

Ao final da celebração houve a apresentação da cidade sede do próximo DNJ. O destino da garotada em 2021 será Resende Costa/MG, uma das quarenta e duas paróquias da diocese.

Disse-nos Matheus Santana, coordenador local do Conselho da AJS (Articulação da Juventude Salesiana): “nesse ano atípico que a gente está vivendo a pandemia do Coronavírus, a gente não pode celebrar o DNJ da forma como a gente está acostumado, com todos os grupos juvenis, com momentos de muita festa, de partilha, de formação, fazendo novas amizades etc. Mas, aconteceu! De forma totalmente online, a nível provincial. A celebração de encerramento foi muito bonita e significativa com o nosso bispo local. Valeu demais!

 

Confira mais algumas fotos do evento: