HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

.
Festa de São João Bosco em Pará de Minas/MG

Como não é possível festejar Dom Bosco em cada janeiro em Pará de Minas, no seu dia litúrgico, e com toda a pompa e evidência que se exige, a novena e festa local aconteceram de 07 a 16 de agosto (nascimento do Santo!). A capela da presença é dedicada a São João Bosco, uma vez que a matriz paroquial foi solenemente consagrada a Nossa Senhora Auxiliadora.

 

De 07 a 15 (Assunção de Maria!) foi realizada a novena em honra a São João Bosco em preparação para a sua solenidade no dia 16/08. O povo fez-se presente e manifestou o seu amor e apreço ao “Pai e Mestre da Juventude’.

 

As celebrações contaram com a animação e o esmero dos Pré-noviços e aspirantes. Coral afinado e que ajudou a estar em sintonia com o momento! Alguns músicos e cantores locais também puderam dar a sua contribuição.

 

As missas foram presididas cada dia por um padre e contando, num dos dias, com a presença de D. José Carlos Souza Campos, Bispo D,iocesano de Divinópolis/MG.

Nos dias 14 e 15 foi servida uma deliciosa “Feijoada de Dom Bosco”, preparada pela Família Salesiana: SSCC, ADMA e Ex-alunos, com o objetivo de angariar fundos para ajudar a casa. No mesmo dia 15, o belíssimo “Pedal de Dom Bosco”. Organizado pelo Pe. Denis Dutra e alguns profissionais do ciclismo, foi tudo a contento. Pais pedalando com seus filhos, amigos do Patronato, visitantes e admiradores de Dom Bosco...todos num momento de alegria na modalidade esportiva aberta a todos, independente da idade, porte físico e tamanho.  Acredita-se que tenha chegado ao número de 200 participantes montados. Que dia perfeito: missa, bênção dos ciclistas e veículos, almoço em largo espaço de tempo, pois ciclista não tem hora de chegada, apenas de partida! Os caminhos do “Pedal de Dom Bosco” não foram só desgaste físico, mas também confraternização, energia e muita devoção. Salesiano! Raça!

 

No dia 16/08, sino que retumbou logo cedo avisando da importância do dia. Viva São João Bosco! Dia agitado na casa. Missas com os educandos do Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio, uma no turno matutino e outra no vespertino. À noite, missa solene às 19 horas. Logo após a missa, houve o cortejo com a imagem de Dom Bosco (carreata!) por algumas ruas da cidade.

Nesta festa, Dom Bosco foi lembrado, também, como o Patrono da Educação Municipal de Pará de Minas. Viva São João Bosco! Foram tempos especiais de graça na alegria de amar a Deus e seguir a Jesus, fazendo o bem a qualquer pessoa, caminhando sempre na luz da graça, com a proteção de Maria, Imaculada Auxiliadora dos Cristãos.

 

“O que somos é presente de Deus; o que nos transformamos é o nosso presente a Ele” (D. Bosco).

 

Por

P Roberto Modesto Carneiro, SDB