HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro do que acontece na ISJB...

Tema da Campanha da Fraternidade continua urgente depois da Quaresma
Tema da Campanha da Fraternidade continua urgente depois da Quaresma

Fonte: Portal A12

A Quaresma está chegando ao fim. O tema da Campanha da Fraternidade, no entanto, permanece sendo desafio de todos os dias, considerando a realidade da violência e a necessidade urgente de sua superação. O Portal a12.com traz, por exemplo, uma provocação importante sobre a violência cometida contra os jovens. Leia:

“Ao longo de 24 anos (1980-2014), o número de homicídios por arma de fogo cresceu quase 600%. Se considerarmos apenas as vítimas jovens este número apresenta um aumento de aproximadamente 700%. Os dados apontam para o fato de que a disseminação das armas de fogo parece estar estreitamente ligada à violência envolvendo jovens. Os números mostram que o número de assassinato de jovens ultrapassa os limites de politicas de segurança e se transformam em um problema de saúde pública e de civilidade.

Um outro levantamento, de 2015, aponta que pouco mais de 80% dos homicídios de crianças e jovens entre 0 e 19 anos foram cometidos com armas de fogo. A Região Nordeste concentra a maior proporção de homicídios de crianças e jovens por armas de fogo e supera a proporção nacional.

Aí você se pergunta: O que eu efetivamente posso fazer para ajudar a mudar essa realidade? A CF nos provoca a sermos construtores da paz e gestores da fraternidade. A temática deste ano nos convida a enfrentarmos a violência conclamando a todos a assumir o Estatuto do Desarmamento, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as Defensorias públicas, os Direitos Humanos como iniciativas sociais que enfrentam a violência. Temos em mãos inúmeras ferramentas que nos auxiliam para que sejamos agentes ativos a favor da preservação da vida“.